No passado dia 10 de março realizou-se o XXXVI Seminário ESCXEL, organizado pela equipa de investigação do CICSNOVA/ NOVA FCSH do Projeto ESCXEL, conjuntamente com a equipa concelhia de Castelo Branco, o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva e contou com o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco.

O seminário dedicado ao tema Inclusão em Educação: reflexões e práticas marca os 15 anos do Projeto, sob a coordenação científica do Professor David Justino e contou com a presença de mais de 100 docentes e técnicos especializados, bem de Diretores de Agrupamentos de Escolas, Presidentes de Câmaras Municipais e Técnicos Superiores afetos ao setor educativo dos 8 Municípios integrados na Rede.

O seminário teve como principal objetivo refletir sobre a centralidade da Educação Inclusiva e a sua operacionalização nas escolas, e contou com comunicações do Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues; do Diretor do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, Luís Santos; do Coordenador da Rede ESCXEL, David Justino; do Conselheiro Nacional de Educação David Rodrigues, bem como de docentes e técnicos especializados de diversas escolas que integram a Rede ESCXEL. A investigadora do CICS.NOVA do polo IPL, Catarina Mangas apresentou, conjuntamente com o investigador do ESECS, CIEQV, ciTechCare, também do IPL, uma comunicação dedicada ao tema Ensinar a incluir: a brincadeira e o jogo a favor de uma escola para TODOS.