O consumo de álcool e tabaco aumentou nos últimos cinco anos, segundo o V Inquérito Nacional ao Consumo de Substâncias Psicoativas na População Geral 2022, que retrata os comportamentos aditivos em Portugal.

O estudo foi promovido pelo Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos (SICAD), sob a responsabilidade científica de uma Equipa de investigação do CICS.NOVA, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, constituída por Casimiro Balsa (Coordenador), Clara Vital e Cláudia Urbano.

O estudo é realizado por iniciativa do SICAD e do Ministério da Saúde, sendo respeitadas as orientações do OEDT (Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência) e da OMS (Organização Mundial de Saúde) permitindo, assim, que as estatísticas produzidas sejam comparáveis com os resultados de estudos similares realizados no plano internacional.

Este inquérito é realizado desde 2001, sendo um dos instrumentos mais importantes de definição de políticas, práticas e intervenções na área dos comportamentos aditivos e dependências em Portugal.

Consulte os dados do V Inquérito Nacional ao Consumo de Substâncias Psicoativas na População Geral aqui.

Nos media: CNN PortugalDiário de Notícias IDiário de Notícias IISIC NotíciasTSFTVIVisão IVisão IIVisão IIIExpresso IExpresso IIExpresso III