O projecto Conhecer+ Valorizar+ Avis é uma iniciativa organizada pelo CICS.NOVA da Universidade de  Évora em parceria com a Câmara Municipal de Avis e outros parceiros da rede colaborativa Estação Náutica do mesmo concelho.

A equipa coordenada por Maria da Saudade Baltazar (investigadora integrada do CICS.NOVA.UÉvora) é constituída por outros investigadores desta UI&D (Marcos Olímpio dos Santos, Paula Reis e José Alberto Rodrigues) e representantes da Câmara Municipal de Avis (Inês Fonseca e Ana Balão).

Com a finalidade de aproximar a ciência e os cidadãos, desde 2019 o CICS.NOVA.UÉvora integrou a Estação Náutica de Avis (ENA), parceria dinamizada pelo Município de Avis e que tem como objectivo a valorização dos recursos náuticos, através da estruturação de uma rede de actores com intervenção nas diversas etapas do desenvolvimento territorial para contrariar a falta de tradição no trabalho em rede.

Em resposta ao desígnio da Noite Europeia de Investigadores – Ciência & Natureza: Preservação do Património Cultural e Natural – esta iniciativa tem como objectivo sensibilizar os cidadãos, nomeadamente os mais jovens, para o impacto das mudanças globais e para a necessidade de preservação do património natural e cultural e proporcionar o reforço do sentimento de valorização e de responsabilização pelos recursos do território da intervenção da Estação Náutica de Avis.

A partir da apresentação de vídeos alusivos ao território e de testemunhos de alguns profissionais (parceiros da ENA – Alentejo EcoBoat Tours; AvisAcqua Team Center; Fumeiro da Vila; Officina Mundi e MONTE DO RAMALHO) que usam as potencialidades deste concelho como ferramenta e instrumento de trabalho, segue-se a realização de um “Painel de Cidadania” dinamizado  pelo Agrupamento de Escolas de Avis e investigadores do CICS.NOVA.

Neste painel, as turmas com alunos de 4º ano são desafiados a pronunciarem-se a partir de questões sobre o seu território e as suas potencialidades, mas também sobre os riscos ambientais e patrimoniais, fomentando um sentimento de valorização e de responsabilização pelos recursos naturais e culturais que são seus.

Assista à comunicação completa aqui.