Projeção do filme Migrantas en Reconquista (35′) e conversa com Natalia Gavazzo e Ana Estevens

Migrantas en Reconquista é uma compilação de imagens e ideias registradas entre 2019 e 2022 no âmbito de um projeto de pesquisa-ação financiado pelo International Development Research Council (IDRC) e pela Universidade Nacional de San Martin (UNSAM). Este projeto buscou entender os vínculos entre mudança climática, gênero e migração a partir do conhecimento e fortalecimento das estratégias socioambientais de mulheres migrantes que habitam os 13 bairros localizados no “fundo” do Município de San Martin na Grande Buenos Aires, às margens do Rio Reconquista e na proximidade do maior lixão do país, o CEAMSE. Com base em suas histórias, as migrantas explicam os problemas que enfrentam e descrevem as tarefas de cuidado comunitário que enfrentam no dia a dia, mas, acima de tudo, explicam os conhecimentos que aprenderam e aplicaram para garantir a subsistência dessa população que vive em meio à degradação. meio ambiente, segregação urbana e luta pelo acesso a direitos. Além de registros e entrevistas em diferentes ações realizadas por suas organizações no território, são mostradas atividades e produções geradas a partir do projeto e reflexões que ocorreram no âmbito do diploma que – a partir de uma pedagogia crítica – oficiou como encerramento em 2022. Ali, todas nós -migrantas e pesquisadoras- sentipensamos juntas o poder de seus diferentes saberes (local, ancestral, feminino, cuidador, da experiência, do reciclagem, da produção textil, da culinária e do trabalho, entre tantos outros não reconhecidos) e acima de todo procuramos a sua necessária vinculação com -e valorização a partir- do conhecimento científico produzido nos espaços acadêmicos. E nessa sinergia, descobrimos que a arte (sua produção coletiva, entre mulheres, com afeto e compromisso) é uma ferramenta privilegiada para gerar conhecimento mais adequado às realidades que queremos explicar e transformador das desigualdades que se cruzam/intersectam nas vidas mulheres migrantes das periferias urbanas do Sul, como a Área da Reconquista.

* Esta sessão do CRIAR CORPO CRIAR CIDADE, integrada no Pedras 23 | O canto da Pedra, conta com o apoio do CICS.NOVA, Faculdade de Ciencias Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa