O software MAXQDA é uma ferramenta de análise qualitativa de dados ampla e especialmente positiva para análise de conteúdo. Abrange também possibilidades de alguns testes quantitativos em sua versão mais avançada (Analytics PRO). O programa permite a importação de conteúdos de naturezas diversas: textos, tabelas, áudios, vídeos e dados de mídia digital (tweets, posts de Facebook etc.). 
Este par de seminários pretende explorar expositiva e praticamente as potencialidades do software, apresentando as diferentes formas de trabalho com a análise de conteúdo, bem como de formas de coleta de material online oferecidas pela interface do programa. 
O primeiro dia consistirá numa exposição dialogada, que buscará apresentar, de forma geral, as principais funcionalidades e as atividades elementares de análise de conteúdo. O segundo dia convidará os participantes a praticarem, com material da sua escolha, exercícios de importação, codificação, análise de dados e apresentação de resultados. 

Formadora: Isaura Wayhs Ferrari, investigadora em doutoramento sanduíche no CICS.NOVA. Programa de Pós Graduação em Sociologia e Ciência Política. Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. 

Duração: 4 horas (2h/cada)

Datas: 25 e 26 de Março

Link Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/96197060476

Materiais: Computador pessoal (laptop) com capacidade de processamento para softwares leves e acesso prévio ao programa MAXQDA, versão Analytics PRO 2020 ou 2024.

Os Laboratórios de Ciências Sociais do CICS.NOVA pretendem criar espaços regulares para a formação e reflexão científica. Estes são pensados como espaços de trabalho colectivo dinamizados por especialistas em determinadas metodologias ou áreas de pesquisa. Têm uma dimensão prática e eminentemente metodológica, vocacionada para a operacionalização da pesquisa nas suas diferentes etapas, abordagens e técnicas metodológicas. Como tal, embora abertos a um público diverso, são especialmente dirigidos a estudantes dos diferentes ciclos de ensino. Pretendem, de alguma forma, responder aos anseios de formação específica manifestados por investigadores ou estudantes.