A quarta sessão do ciclo de webinars Be my guest é organizada por Wellington Domingos, investigador doutorando visitante do Grupo de Investigação 1: Desigualdades Sociais e Ação Pública, com o tema Dinâmica da monoparentalidade feminina: Implicações sociais e económicas e o cenário atual de Brasil e Portugal.

No ciclo de webinars Be my guest os estudantes de mestrado e doutoramento do CICS.NOVA convidam investigadores para debater os temas em torno da sua tese.

14h00 Sessão Abertura

15h10 Intervenção de Sofia Marinho

15h50 Intervenção de Wellington Domingos

14h10 Debate

17h00 Encerramento

Link Zoom:

Sofia Pappámikail Marinho é Socióloga, doutorada em Ciências Sociais, na especialidade de Sociologia, pela Universidade de Lisboa. Investigadora auxiliar no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, onde faz investigação desde novembro de 2004, tendo participado em vários projetos de pesquisa nacionais e internacionais. Membro do OFAP- Observatório das Famílias e das Políticas de Família e do grupo de investigação LIFE- Percursos de Vida, Desigualdades e Solidariedades deste instituto. Pertence à equipa de docentes que lecionam a cadeira de Antropologia e Sociologia na licenciatura de enfermagem da ESEL – Escola Superior de Enfermagem de Lisboa. Está a desenvolver o projeto “Significados, práticas e políticas da parentalidade após dissolução conjugal: experiências de mães, pais e crianças”. Seus interesses de investigação incidem nos processos de mudança e diversificação das práticas e relacionamentos parentais e familiares, das relações de género e das políticas de família, por um lado, e nas experiências da maternidade, paternidade e coordenação parental no casal e após a sua dissolução, pelo outro lado. Nos últimos anos, publicou sobre estas temáticas em revistas nacionais e internacionais, bem como em livros.

Wellington Adilson Domingos Júnior é Economista, graduado pela Universidade Federal de Viçosa, no Brasil. Mestre em Economia Doméstica na área de domicílios monoparentais. Doutorando na área de famílias e políticas públicas a desenvolver a tese, Domicílios monoparentais brasileiros e portugueses referenciados por mulheres: Um panorama dos aspectos da vulnerabilidade socioeconômica sobre a ótica dos gastos com alimentação, saúde e educação. Atualmente é Investigador Visitante do CICS.NOVA na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Nova de Lisboa, a desenvolver o projeto Nuances da Monoparentalidade Feminina: Uma análise sobre os domicílios portugueses e brasileiros, sob a orientação da Professora Dalila Cerejo. Realiza pesquisas que envolvem estudos demográficos, análise de microdados, famílias, monoparentalidade feminina, orçamentos familiares e vulnerabilidade socioeconômica, tendo capítulo de livro e artigos acadêmicos publicados na área.