As conclusões do estudo sobre “O sentimento de insegurança e vitimação em Lisboa”, coordenado pela investigadora do CICS.NOVA Maria do Rosário Jorge, foram apresentadas dia 12 de setembro na Câmara Municipal de Lisboa, durante a cerimónia de comemoração do 131º aniversário da Polícia Municipal de Lisboa.

O estudo teve por base um inquérito realizado a 2100 residentes de Lisboa em 2021, com dados referentes a 2019, e pretendeu “analisar os fenómenos que afetam os sentimentos de segurança dos residentes na cidade de Lisboa, independentemente de terem sido participadas às autoridades”.

Maria do Rosário Jorge aponta como principal conclusão o aumento da perceção de segurança dos residentes, comparativamente ao ano 2000. Ainda que 80% dos lisboetas se sintam seguros, apenas 40% das vítimas de crimes em Lisboa participaram à polícia. Destas vítimas, 40% revelaram sentimento de insegurança na rua e 70% acusaram a “falta de policiamento” na área de residência.

Os investigadores do CICS.NOVA Luís Baptista e Cláudia Urbano também fazem parte da equipa deste projeto, que conta com a parceria do Instituto Português de Relações Internacionais e da Polícia Municipal de Lisboa.

Assista aqui à apresentação do estudo “O sentimento de insegurança e vitimação em Lisboa” em direto na cerimónia comemorativa do 131º aniversário da Polícia Municipal de Lisboa.

Nos media:
Diário de Notícias – Menos de metade dos lisboetas participaram crimes de que foram vítimas
Jornal de Notícias – Sentimento de insegurança e vitimação diminuiram nos últimos 20 anos em Lisboa
CNN – Sentimento de insegurança e vitimação diminuiram nos últimos 20 anos em Lisboa, revela estudo
TVI – Sentimento de insegurança e vitimação diminuiram nos últimos 20 anos em Lisboa, revela estudo