O CICS.NOVA acolhe, durante o mês de Setembro, 6 estudantes do ensino superior no âmbito do programa Verão com Ciência, promovido pela FCT.

Os Bolseiros de Iniciação à Investigação foram integrados em quatro projectos de investigação em curso.

Fique a conhecer os projectos e os bolseiros do programa Verão com Ciência no CICS.NOVA:

Urban and peri-urban agriculture for sustainable local development: The multi-stakeholder policy action planning as a tool for reconciling sectorial policies

Coordenação: Cecília Delgado

João Pratas: Mestre em Arquitetura, pela Universidade de Coimbra, encontra-se neste momento a realizar um segundo Mestrado em Urbanismo Sustentável e Ordenamento do Território na NOVA FCSH/FCT.

Resumo do projeto: O projeto «Urban and peri-urban agriculture for sustainable local development: The multi-stakeholder policy action planning as a tool for reconciling sectorial policies» inclui a produção de uma revisão crítica das políticas alimentares internacionais, em colaboração com a RUAF, centro de recursos sobre agricultura urbana e sistemas alimentares. A nível nacional foram realizadas diversas colaborações com governos locais, governo central e organizações sem fins lucrativos nacionais e locais. Como parte do projeto tem sido feito um esforço muito significativo na dinamização de atividades de transferência e comunicação da ciência aos cidadãos. Neste âmbito, foi fundada em 2018 a rede nacional Alimentar Cidades Sustentáveis que agrega 400 atores e sectores, implicados na sustentabilidade dos sistemas alimentares em Portugal.

Objetivos do estágio: Pretende-se com este estágio desenvolver uma estratégia que vise estimular a partilha de conteúdos que colmatem as lacunas encontradas no site da Rede Alimentar Cidades Sustentáveis, nomeadamente no que respeita às temáticas e perfis sub-representados, assim como atualizar o diagnóstico da rede elaborado em 2019; a produção de um artigo com informação atualizada sobre a Rede Alimentar Cidades Sustentáveis e de um artigo de revisão da literatura sobre a Agricultura Urbana e Sistemas Alimentares Urbanos em Portugal.

Marriage attitudes post-marriage equality 

Coordenação: Rosalina Costa

Ricardo Oliveira: Aluno do 3º ano da Licenciatura de Sociologia da Universidade de Évora.

Resumo do projeto: O objetivo geral do estudo é o de desenvolver evidência empírica em torno das atitudes e sentimentos perante o casamento por parte de pessoas LGBTQ+. O projeto prevê a realização de c. de 30 entrevistas (presenciais, telefone ou zoom) a aplicar a indivíduos com 18+ anos que se autoidentifiquem como LGBTQ+, residentes em vários países. O guião de entrevista está preparado e o estudo obteve parecer favorável do “The Human Subjects Institutional Review Board” (Davidson College) em 3 de maio de 2022 (HSIRB Protocol Modification Request id.25085301).

Objetivos do estágio: Prevê-se que o bolseiro possa iniciar a sua formação científica e beneficiar da integração num projeto internacional em curso através do desenvolvimento de trabalho colaborativo em diferentes fases e níveis do processo de investigação: ao nível da recolha de dados através da aplicação de entrevistas; ao nível do tratamento e análise de dados com transcrição textual de entrevistas e QDA apoiado com software (e.g. NVivo); ao nível da disseminação de resultados através da escrita de resultados exploratórios tendo em vista a submissão de artigos a publicações com revisão por pares.

Delinquência e Criminalidade Juvenis na Justiça Juvenil e Penal em Portugal (YO&JUST)

Coordenação: Maria João Leote de Carvalho

Miguel Pires: Aluno do 3º ano da Licenciatura de em Geografia e Planeamento Regional da NOVA FCSH.

Telma Rancheiro: Licenciada em Ciências Psicológicas, pelo ISPA, encontra-se neste momento a realizar o Mestrado em Psicologia e Psicopatologia do Desenvolvimento na mesma instituição.

Resumo do projeto: O projeto Delinquência e Criminalidade Juvenis na Justiça Juvenil e Penal em Portugal – YO&JUST tem por objetivo geral identificar, analisar e compreender os principais desafios que as jurisdições tutelar educativa e penal enfrentam na aplicação de medidas judiciais a jovens acusados da prática de factos qualificados pela lei penal como crime.
Com base num estudo de caso, que contempla diferentes instrumentos metodológicos, esta investigação articula duas linhas de orientação. Procura-se caraterizar e discutir as práticas de factos/crime e os percursos de vida de jovens com processos judiciais de natureza tutelar educativa e de natureza penal em Tribunais Judiciais de 1.ª Instância de diferentes comarcas em Portugal. Em relação à aplicação da Lei, tem-se por objetivo conhecer o processo de tomada de decisão judicial examinando como os diplomas legais que regulam os dois sistemas integram os padrões internacionais. 
YO&JUST centra-se na abordagem de temas fundamentais sobre penas e medidas aplicadas a jovens visando contribuir para melhores e mais eficazes políticas públicas de justiça e de prevenção da delinquência e criminalidade.

Objetivos do estágio: O projeto acolhe dois estágios com objetivos e planos de trabalhos diferenciados que visam a aquisição/reforço de competências teóricas e práticas de investigação em ciências sociais.

Gentrificação, Resistência e Quotidiano na Metrópole de Lisboa

Coordenação: Patrícia Pereira

Alba Barnabe Presencio: Licenciada em Filosofia pela Universidade Complutense de Madrid, encontra-se neste momento a realizar o Mestrado Estudos Urbanos NOVA FCSH em parceria com o Iscte.

Pedro Cortez: Licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais pela NOVA FCSH, encontra-se neste momento a realizar o Mestrado em Sociologia na mesma instituição.

Resumo do projeto: O projeto pretende analisar criticamente processos de gentrificação na metrópole Lisboa, com recurso ao método etnográfico, tendo como objetivos (1) a exploração das transformações e continuidades nos contextos de pesquisa no que respeita ao ambiente construído, estrutura socioeconómica e quotidianos locais e (2) a análise de processos locais de resistência à gentrificação e formação de subjetividades políticas, procurando evidenciar as consequências para as populações residentes de longa duração. Os contextos empíricos em exploração nesta fase são Cacilhas (Almada) e São Bento (Lisboa).

Objetivos do estágio: Aquisição e/ou reforço de competências teóricas e práticas de investigação em sociologia urbana/estudos urbanos no âmbito do quadro teórico-epistemológico e objetivos do projeto.