Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de investigação no âmbito do projeto “ESCXEL – Rede de Escolas de Excelência”.

Requisitos de admissão:

1. Condições necessárias

1.1. Mestrado em Sociologia, com classificação igual ou superior a 17 valores, ou equivalente em escala qualitativa.

1.2. Licenciatura em Sociologia, com classificação média final igual ou superior a 17 valores.

2. Condições preferenciais

2.1. Ter realizado unidades curriculares de licenciatura e/ou mestrado na área de Estatística e Análise de Dados, com média igual ou superior a 17 valores.

2.2. Ter realizado unidades curriculares de licenciatura e/ou mestrado nas áreas de Sociologia da Educação e das Políticas Educativas, com média igual ou superior a 17 valores.

2.3. Ter experiência académica ou profissional de participação em equipas de investigação/inquirição sociológica.

2.4. Ter experiência de publicação científica.

Plano de trabalhos:

Objetivos de formação

1. Desenvolvimento de competências de recolha e análise de dados de apoio ao planeamento, sobre escolas e redes de parcerias educativas de âmbito territorial.

2. Aquisição e desenvolvimento de competências de organização e comunicação de dados de investigação para apoio ao planeamento educativo, à monitorização de resultados e à autoavaliação.

3. Desenvolvimento de competências de escrita e publicação científica.

Tarefas a desempenhar

1. Colaborar na recolha de dados documentais, administrativos e estatísticos de âmbito escolar e municipal, e de dados de inquérito por questionário e entrevista junto de atores escolares e de decisores e técnicos municipais.

2. Colaborar no processamento, na análise e na interpretação dos dados recolhidos.

3. Colaborar na organização da base de dados resultante e dos respetivos manuais de codificação e procedimentos de consulta.

4. Colaborar na redação de publicações científicas resultantes.

Data limite de candidatura: 4 de dezembro de 2019.

Consulte toda a informação no edital do concurso.